Orquestra Sinfônica da UEL abre a Temporada Ouro Verde 2025

O concerto homenageia ícones da música clássica e ocorrerá nos dias 13 e 14 de Março

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Orquestra irá ocorrer no Teatro Ouro Verde. Foto: Divulgação/UEL

Temporada Ouro Verde 2025 nesta quinta-feira (13), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, com um concerto especial que homenageia quatro ícones da música clássica: Mikhail Glinka, Gustav Mahler, E. Korngold e Antonín Dvořák. A apresentação será regida pelo maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da OSUEL, e contará com a participação especial do barítono mineiro Filipe Santos, premiado em diversos festivais de canto. O concerto será reapresentado na sexta-feira (14), no mesmo horário.

A abertura do concerto será marcada pela enérgica Ruslan e Ludmilla, de Glinka. Em seguida, com o barítono Filipe Santos, a orquestra executará Lieder eines fahrenden Gesellen (Canções de um jovem viajante), de Mahler, um ciclo de canções profundas e emocionantes. Após, será apresentada a ária Mein Sehnen, Mein Wähnen, de Korngold, uma obra lírica e nostálgica. Para finalizar, a Orquestra interpretará a famosa Sinfonia nº 9, “Do Novo Mundo”, de Dvořák, uma obra que combina influências afro-americanas e indígenas com a tradição clássica europeia, sendo uma das sinfonias mais amadas e populares da história da música.

Concertos itinerantes e inovação
A Temporada Ouro Verde 2025 da OSUEL será marcada pela inovação e pela celebração da música clássica. Inspirada na tradição cafeeira, a temporada terá quatro séries principais: Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon, além da série Sumatra, voltada para a música de câmara.

Uma grande novidade será o formato itinerante das séries Sumatra e Bourbon, que sairão do Teatro Ouro Verde para levar a música a novos públicos, com apresentações no campus universitário, bairros de Londrina e cidades vizinhas. Essa ação visa democratizar o acesso à música de concerto, levando a arte para diferentes espaços e públicos.

Além disso, a temporada fará homenagens a grandes nomes da música clássica, como os 200 anos de Johann Strauss II, 150 anos de Maurice Ravel e 275 anos de Johann Sebastian Bach. A programação promete agradar a todos os gostos, trazendo uma rica variedade de estilos musicais que atravessam séculos. Com informações do Portal Tarobá.

PUBLICIDADE
Matheus Vinicios Barreira

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.