Orquestra Sinfônica da UEL abre a Temporada Ouro Verde 2025
O concerto homenageia ícones da música clássica e ocorrerá nos dias 13 e 14 de Março

Temporada Ouro Verde 2025 nesta quinta-feira (13), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, com um concerto especial que homenageia quatro ícones da música clássica: Mikhail Glinka, Gustav Mahler, E. Korngold e Antonín Dvořák. A apresentação será regida pelo maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da OSUEL, e contará com a participação especial do barítono mineiro Filipe Santos, premiado em diversos festivais de canto. O concerto será reapresentado na sexta-feira (14), no mesmo horário.
A abertura do concerto será marcada pela enérgica Ruslan e Ludmilla, de Glinka. Em seguida, com o barítono Filipe Santos, a orquestra executará Lieder eines fahrenden Gesellen (Canções de um jovem viajante), de Mahler, um ciclo de canções profundas e emocionantes. Após, será apresentada a ária Mein Sehnen, Mein Wähnen, de Korngold, uma obra lírica e nostálgica. Para finalizar, a Orquestra interpretará a famosa Sinfonia nº 9, “Do Novo Mundo”, de Dvořák, uma obra que combina influências afro-americanas e indígenas com a tradição clássica europeia, sendo uma das sinfonias mais amadas e populares da história da música.
Concertos itinerantes e inovação
A Temporada Ouro Verde 2025 da OSUEL será marcada pela inovação e pela celebração da música clássica. Inspirada na tradição cafeeira, a temporada terá quatro séries principais: Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon, além da série Sumatra, voltada para a música de câmara.
Uma grande novidade será o formato itinerante das séries Sumatra e Bourbon, que sairão do Teatro Ouro Verde para levar a música a novos públicos, com apresentações no campus universitário, bairros de Londrina e cidades vizinhas. Essa ação visa democratizar o acesso à música de concerto, levando a arte para diferentes espaços e públicos.
Além disso, a temporada fará homenagens a grandes nomes da música clássica, como os 200 anos de Johann Strauss II, 150 anos de Maurice Ravel e 275 anos de Johann Sebastian Bach. A programação promete agradar a todos os gostos, trazendo uma rica variedade de estilos musicais que atravessam séculos. Com informações do Portal Tarobá.