Prefeitura de Londrina reunirá 720 idosos na ExpoLondrina em lançamento de oficinas culturais
Divulgação/ExpoLondrina

A Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais do Idoso e da Saúde, realizará atividades para cerca de 720 idosos para a ExpoLondrina 2024 na próxima segunda-feira (08), às 14 horas (de Brasília).

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina é sediada no Parque de Exposições Governador Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6.275). Além de atividades recreativas, culturais e esportivas, haverá o lançamento oficial das oficinas culturais da Secretaria Municipal do Idoso, com a presença do prefeito Marcelo Belinati.

O evento também comemora o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (ambos celebrados em 6 de abril) e Dia Mundial da Saúde (7 de abril). A programação inclui show com banda ao vivo, grupo de dança e coral de idosos, ginástica com dança, e passeio dirigido pelo parque.

Participarão tanto os pacientes atendidos nos grupos de atividade física e fisioterapia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive da zona rural, dos distritos de Lerroville e Guaravera, quanto os idosos atendidos nos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIS), além de grupos referenciados da SMI e instituições da rede de atendimento aos idosos.

O evento iniciará às 14h, com acesso ao lado do portão principal do Parque Governador Ney Braga. A entrada é gratuita para todas as pessoas acima de 60 anos. Os idosos serão recepcionados pelos profissionais de educação física da Equipe Multiprofissional de Saúde (eMulti) da SMS e funcionários da Secretaria Municipal do Idoso.

Na ocasião, a Secretaria Municipal do Idoso fará o lançamento oficial de três oficinas de oficina culturais, que são ofertadas nos CCIs por meio de parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs). Devem comparecer o prefeito Marcelo Belinati e a secretária da pasta, Andrea Ramodini Danelon, mais o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

As oficinas são de canto coral ou coro cênico; de prática dançante; e apresentações musicais com sonorização de eventos dançantes para pessoas idosas (bailes). Juntas, elas somam o atendimento a 440 idosos nas atividades e as turmas já estão formadas. A oficina de canto coral ou coro cênico é realizada nos três CCIs (norte, leste e oeste) em parceria com Associação de Arte e Cultura de Londrina (Corre).

O projeto deve atender, pelo menos, 120 pessoas idosas. No CCI Oeste, as aulas ocorrem às quintas-feiras, das 14h às 16h; no CCI Leste nas quintas-feiras, das 8h30 às 10h30; e no CCI Norte às quartas, das 14h às 16h.

A oficina de prática dançante também atende os idosos dos três CCIs, em parceria com a Associação Londrinense de Circo (ALC). Essa iniciativa pode atender até 320 idosos. No CCI Norte, há turmas às segundas, das 10h às 11h e das 13h às 14h, e nas sextas-feiras, das 8h às 9h e das 9h às 10h. No CCI Oeste, as oficinas são realizadas às terças-feiras, das 9h às 10h, e às sextas, das 14h às 15h.

Por fim, no CCI Leste, às terças, das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h. As apresentações musicais com sonorização de eventos dançantes para pessoas idosas (bailes) atendem os três CCIs, em parceria com Associação de Arte e Cultura de Londrina (Corre). Ao logo do ano, serão realizados 44 bailes com música ao vivo, com duração de três horas e intervalos de 20 minutos. A iniciativa espera realizar 5.000 atendimentos no decorrer do ano.

Com informações do N.Com.