A Cadeia Pública Feminina de Goioerê (PR) realizou nesta sexta-feira (15) um mutirão de mamografias às mulheres privadas de liberdade. A operação contou com atuação da equipe do Setor de Operações Táticas (SOT) da PPPR e com a parceria do hospital que atende pacientes com câncer no município. A unidade suspendeu as atividades durante uma hora e meia para poder atender com excelência e segurança as 17 mulheres da unidade de Goioerê e realizar os exames.
Na unidade, estão alojadas 67 mulheres e a seleção foi baseada naquelas que possuem mais de 40 anos e, também, conforme orientação médica. “A realização dos exames de forma gratuita pelo hospital vai de encontro com as propostas da PPPR, que são de garantia da saúde e qualidade de vida às pessoas custodiadas” ressaltou o Diretor da regional da Polícia Penal de Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.
A gestora da Cadeia Pública Feminina de Goioerê, Janaína Montenegro, explica que foi feito agendamento prévio com o hospital e a parceria foi fundamental. “A realização dessa ação possibilitou para essas mulheres um controle desta doença terrível que é o câncer de mama. Para nós é uma questão de honra que esse tipo de programa voltado à saúde seja efetivado pela Polícia Penal do Paraná”, ressalta. Os exames fizeram parte das ações em comemoração ao mês da mulher. No dia 08 de março, foi proporcionado um dia da beleza com manicure, pedicure, corte e tintura de cabelos a todas as mulheres privadas de liberdade daquela unidade.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da PCPR