Restos mortais de príncipe polonês sepultado em Jacarezinho são repatriados 
Andrzej Lubomirski, nascido em 1862, fugiu da Polônia em 1945, chegando ao Brasil em 1952, falecendo aos 91 anos no Paraná | Foto: Arquivo Pessoal

Os restos mortais do príncipe polônes, Andrzej Lubomirski, falecido em 1953 e sepultado no cemitério de Jacarezinho (PR) foram transportados para a Terra Natal. Uma comissão da cidade de Przeworsk planejou o funeral, iniciando os preparativos no ano passado. Os restos mortais foram trasladados de Jacarezinho para a Polônia com apoio do Consulado Polonês. 

A cerimônia começa em Przeworsk em 19 de janeiro, com exposição da urna e missa. No dia seguinte, a urna será depositada na cripta da família Lubomirski na Capela do Santo Sepulcro. O governo polonês homenageará o príncipe em Jacarezinho, colocando uma placa no túmulo. O prefeito, Marcelo Palhares, destaca o privilégio e a intenção do cônsul geral da Polônia em participar das homenagens.

Andrzej Lubomirski, nascido em 1862, fugiu da Polônia em 1945, chegando ao Brasil em 1952. Ele passou seus últimos dias em Jacarezinho sob os cuidados de Cecylia de Bourbon Duas Sicilias, falecendo aos 91 anos.