Santiago Peña renuncia à Presidência do Paraguai em meio à crise do banco Ueno
Presidente estava sob forte pressão política e enfrentava processo de impeachment após o colapso da instituição financeira

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (5), após perder apoio político em meio à crise provocada pelo colapso do banco digital Ueno. O caso deixou milhões de clientes sem acesso imediato aos recursos e levou o Congresso a iniciar uma sessão para discutir um processo de impeachment contra o então presidente.
Peña havia sido acionista do grupo controlador do banco até 2025 e era acusado por parlamentares de conflito de interesses, uso irregular de recursos previdenciários e falhas na fiscalização da instituição. O Ueno entrou em processo de intervenção após o Banco Central do Paraguai identificar problemas de solvência. Autoridades também prenderam executivos e abriram investigações relacionadas ao caso.
Ao anunciar a saída, Peña afirmou que decidiu deixar o cargo para preservar a estabilidade e as instituições democráticas do país. Com a renúncia, o vice-presidente Pedro Alliana deve assumir a Presidência do Paraguai.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm