Vacinação contra Covid-19 tem 700 vagas disponíveis nesta semana
Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes | © Vivian Honorato

A vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer continua sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Londrina. Para a semana de 6 a 10 de março, foram disponibilizadas 4 mil vagas, das quais 700 ainda estão disponíveis. A agenda para esta semana foi aberta na última sexta-feira (3).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 de 2023 iniciou na última semana, dia 27 de fevereiro, com foco nos grupos de risco, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença. O grupo inclui idosos acima de 70 anos, pessoas em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas institucionalizadas maiores de 12 anos e profissionais que trabalham nessas instituições, pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos, e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos de idade.

As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a Ômicron e suas subvariantes, que têm infectado a população recentemente. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, toda a população maior de 12 anos receberá a vacina bivalente, mas o início da vacinação ocorrerá de forma escalonada.

Para receber a dose, é necessário agendar a data e horário da aplicação no site da Prefeitura e imprimir o comprovante com o QR Code. A pessoa deve apresentar o comprovante, a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto no dia e local selecionados. Apenas pessoas que concluíram o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes, podem receber a nova vacina. É necessário respeitar o intervalo de pelo menos quatro meses desde a última dose de reforço ou do esquema primário (básico). Em Londrina, há 52 mil idosos aptos a receber a vacina bivalente. Há um botão de cancelamento disponível para aqueles que não puderem comparecer após agendar a vacinação.

Com informações do N.Com.