Anvisa atualiza vacinas da Pfizer contra Covid-19 para nova cepa
SESA/Gov. Estado Paraná

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (22) a aprovação da atualização das vacinas Spikevax , da farmacêutica Adium, e Comirnaty, da Pfizer, utilizadas no Brasil para prevenir a Covid-19. A mudança inclui a substituição da cepa utilizada na produção dos imunizantes, seguindo as diretrizes recentes da própria Anvisa e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Atualização das cepas
Assim como acontece com a vacina contra a gripe (influenza), as doses contra a Covid-19 devem ser atualizadas periodicamente para proteger contra as variantes em circulação. A última orientação da OMS, publicada em 26 de abril deste ano, indicou a necessidade de incluir a cepa JN.1 nos imunizantes. A Anvisa destacou que, atualmente, o Brasil conta com três vacinas monovalentes aprovadas para combater a Covid-19. Dentre eles, apenas Spikevax e Comirnaty solicitaram uma atualização.

Indicações
As vacinas Spikevax e Comirnaty seguem indicadas para pessoas a partir de 6 meses de idade . O esquema de doses varia de acordo com o produto, a idade do paciente e o histórico de vacinação. Para mais detalhes sobre a aplicação, a Anvisa orienta a consulta das bulas atualizadas disponíveis no Bulário Eletrônico da Anvisa. Com informações: Agência Brasil