Brasileiros deportados dos EUA chegam a Fortaleza algemados e sem alimentação adequada
A maioria dos deportados seguiu para Confins, em Minas Gerais, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), previsto para decolar às 18h

O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde o início do governo de Donald Trump pousou em Fortaleza nesta sexta-feira (7), às 16h06. Os 111 passageiros, entre adultos, adolescentes e crianças, chegaram ao Brasil após enfrentarem a viagem algemados e sem alimentação adequada, segundo autoridades locais.
De acordo com a secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Benevides Meira, algumas pessoas ficaram até 12 horas sem comer. Ao desembarcarem, receberam acolhimento, alimentação e atendimento hospitalar. A secretária de Direitos Humanos do estado, Socorro França, informou que as algemas, utilizadas tanto nas mãos quanto nos pés, foram removidas apenas no pouso.
A maioria dos deportados seguiu para Confins, em Minas Gerais, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), previsto para decolar às 18h30. A mudança no local de pouso – antes realizado em Manaus – foi adotada para reduzir o tempo em que os passageiros permaneceriam algemados.
O avião partiu de Alexandria, Louisiana, com escala técnica em Porto Rico antes de seguir para Fortaleza. Essa é a segunda deportação em massa de brasileiros desde o início do novo governo dos EUA.