O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, que ocorrerá neste sábado (7) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá como lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. O evento começará às 8h com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que revisará as tropas antes de autorizar o início da cerimônia. Organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), o evento será dividido em três temas principais: a presidência do Brasil no G20, o Rio Grande do Sul, e a Saúde com a expectativa de um público de 30 mil pessoas.
Presidência do Brasil no G20
O primeiro eixo do desfile destacará a presidência rotativa do Brasil no G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal desfilarão com as bandeiras dos 21 países e blocos que integram o grupo. Sob a liderança brasileira desde dezembro de 2024, o G20 adota o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. Em novembro, o Brasil sediará a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, momento em que passará a presidência do grupo para a África do Sul.
Rio Grande do Sul
O segundo tema presta homenagem aos profissionais que atuaram no socorro e reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado em maio. A Operação Taquari II, coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com órgãos civis, resgatou mais de 71 mil pessoas e 10,5 mil animais em áreas afetadas, além de recuperar escolas e unidades de saúde. Mais de 19,5 mil militares participaram da operação, que mobilizou veículos, helicópteros, embarcações e outros equipamentos para auxiliar as comunidades atingidas.
Saúde
O terceiro tema é a saúde pública, com destaque para as campanhas de vacinação e a expansão do programa Mais Médicos. O Brasil, que havia enfrentado uma queda na cobertura vacinal, conseguiu sair da lista dos 20 países com o maior número de crianças não vacinadas, conforme relatório de julho do Unicef e da OMS. O programa Mais Médicos, que leva profissionais a áreas com escassez de médicos, também se expandiu, garantindo atendimento em regiões carentes.
Participações no Desfile
Ao todo, o desfile contará com a participação de 8.812 pessoas, entre militares, estudantes e atletas. O evento também terá a presença de Zé Gotinha, mascote das campanhas de vacinação, além de 30 atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Paris. Estudantes de escolas públicas carregarão as bandeiras dos estados e do G20, além de fazer homenagens aos moradores do Rio Grande do Sul e aos profissionais que participaram da reconstrução do estado.
A tradicional apresentação da pirâmide humana, realizada pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, e as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, encerrarão a cerimônia, com a última apresentação prevista para as 10h30.
Com informações da Agência Brasil.