
A Polícia Civil do Piauí prendeu Maria dos Aflitos, nesta sexta-feira (31), suspeita de envolvimento na morte de cinco pessoas da sua família, incluindo a própria filha. O crime ocorreu no dia 1º de janeiro, em Parnaíba, litoral do Piauí, quando um arroz contaminado com uma substância tóxica semelhante ao chumbinho levou nove pessoas da família ao hospital.
O principal suspeito do crime, Francisco de Assis Pereira da Costa, marido de Maria dos Aflitos, já estava preso. A polícia suspeita que ele simulou a ingestão do alimento ou ingeriu apenas uma pequena quantidade para despistar. A polícia realizou exames de sangue e urina para confirmar se Francisco de Assis realmente ingeriu o veneno. O laudo já foi expedido, mas os resultados só serão divulgados após a conclusão do inquérito.
Quem foram as vítimas do envenenamento:
Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) – morto;
Francisca Maria da Silva, de 32 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) – morta;
Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca Maria) – morto;
Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca Maria) – morta;
Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (filha de Francisca Maria) – morta;
Maria Jocilene da Silva, 32 anos, (ex-nora de Maria dos Aflitos) – recebeu alta, voltou a ser hospitalizada 20 dias depois e morreu;
Uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel e Francisca Maria) – recebeu alta;
Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene) – recebeu alta;
Francisco de Assis Pereira da Costa (padrasto de Manoel Leandro e Francisca Maria) – recebeu alta.
Entre as vítimas que morreram, estão Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (morreu em 21 de janeiro) e
Maria Jocilene da Silva, ex-nora de Maria dos Aflitos, que chegou a receber alta, mas faleceu 20 dias depois de revisitar o local do crime. Outras três pessoas da família faleceram logo após a intoxicação.
A polícia segue investigando o caso, e mais detalhes devem ser divulgados em breve.