Nos próximos dias, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) vai realizar uma série de grupos focais para escutar a opinião da população idosa sobre políticas públicas, serviços, programas e projetos, visando conhecer as demandas desse segmento em Londrina. O primeiro encontro será promovido nesta sexta-feira (10), a partir das 9h30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte (CCI Norte), localizado na rua Luís Brugin, 570, Conjunto Habitacional Maria Cecília.
Cada atividade reunirá, no máximo, 15 pessoas idosas, com idade a partir de 60 anos, que já se inscreveram para participar dos grupos. Os inscritos são provenientes de diferentes regiões do município e representam diversos estratos sociais, gêneros, etnias e níveis de escolaridade, entre outros aspectos demográficos. O objetivo principal desse trabalho é fornecer subsídios para a elaboração do Plano de Ação que Londrina deve implementar por ter recebido a certificação de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A metodologia proposta pela OMS inclui a captura de perspectivas, percepções e experiências vividas pelas pessoas idosas em relação às diversas dimensões que compõem a cidade de Londrina. Abrange, também, as dificuldades, sugestões para melhorias de serviços e propostas referentes à infraestrutura, ações, programas e projetos para um envelhecimento com mais qualidade e dignidade. O plano é um dos requisitos para a obtenção da titulação final como uma das Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa. Outras exigências incluem a criação de um Comitê Gestor, a elaboração de um regimento interno e a atualização do site da OMS, de acordo com os passos indicados, assim como a avaliação e certificação final do município.
Já criado, o Comitê Gestor é formado por representantes do poder Executivo municipal e membros da sociedade civil organizada. Juntamente com a equipe da Secretaria do Idoso, o órgão está à frente do desenvolvimento do Plano de Ação. Conforme a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, essa iniciativa fornecerá informações muito valiosas para a atuação da pasta. “É um momento muito importante, em que teremos a oportunidade de ouvir as demandas trazidas pela população idosa. Essa escuta servirá para embasar o diagnóstico e o planejamento de políticas públicas e serviços que venham ao encontro aos anseios da população idosa”, salientou Danelon.
A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka, salientou que as experiências de escuta coletiva são extremamente ricas. “Essas ações de troca de conhecimentos e vivências possibilitam que a população idosa elenque as suas principais dificuldades e faça sugestões voltadas a envelhecer com mais qualidade de vida no município de Londrina”, afirmou Anduchuka.
Sobre a certificação – Em outubro de 2023, o município de Londrina recebeu o certificado de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Trata-se de um significativo reconhecimento internacional, que reflete o compromisso do Município em criar um ambiente acolhedor e inclusivo para os cidadãos idosos. Com informações do N.Com.
Programação dos grupos focais:
CCI Norte: 10/05 às 9h30
CCI Leste: 13/05 às 14h
CRAS Norte A: 15/05 às 14h
CCI Oeste: 16/05 às 14h
UNATI-UEL: 21/05 às 14h
Grupo Sul, Cafezal: 22/05 às 14h.