Marinha suspende buscas subaquáticas em ponte desabada no Tocantins por aumento da vazão do rio
Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

A Marinha do Brasil suspendeu os trabalhos de mergulho e o uso de drones subaquáticos nas buscas pelos desaparecidos do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). A interrupção ocorreu devido à necessidade de controle da vazão de água da Usina Hidrelétrica de Estreito, operada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), após aumento do volume do reservatório causado por chuvas intensas na região.

Busca Alternativa
Segundo o Comando do 4° Distrito Naval, responsável pelas operações, as buscas nesta sexta-feira (10) estão sendo realizadas apenas com drones aéreos e embarcações. Apesar de terem sido retomadas ontem (9), os mergulhos exploratórios na área de correnteza a jusante da ponte não apresentaram novos indícios que pudessem levar à localização dos desaparecidos.

Contexto das Buscas
Desde o desabamento, 14 pessoas foram localizadas e identificadas. Três vítimas permanecem desaparecidas. Os trabalhos de busca já haviam sido suspensos na quarta-feira (8) pelas mesmas razões, mas foram retomados com novas tentativas de exploração subaquática.

A Marinha informou que segue monitorando o cenário e avalia diariamente as condições para retomar as operações subaquáticas. A abertura das comportas da barragem, necessária para regular a vazão do rio, permanece um desafio para a continuidade das buscas na área inundada. Com a suspensão parcial, os esforços se concentram na ampliação das buscas superficiais e aéreas, enquanto o controle da vazão é realizado na usina. As equipes continuam mobilizadas, e as autoridades reforçam o compromisso em localizar os desaparecidos e concluir as operações com segurança. Com informações: Agência Brasil