Morre Cacá Diegues, um dos ícones do Cinema Novo, aos 84 anos
O velório será realizado neste sábado (15), na Academia Brasileira de Letras (ABL) , da qual era imortal, e o corpo será cremado no Caju

O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14) , no Rio de Janeiro, aos 84 anos . Segundo a Clínica São Vicente, onde estava internado, ele teve complicações cardiocirculatórias antes de passar por uma cirurgia. O velório será realizado neste sábado (15), na Academia Brasileira de Letras (ABL) , da qual era imortal, e o corpo será cremado no Caju.
Nascido em Maceió, em 19 de maio de 1940 , Carlos José Fontes Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo , ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas. Com uma carreira marcada por mais de 20 longas-metragens , já teve obras premiadas como “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1980), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é Brasileiro” (2003). Seu último filme foi “O Grande Circo Místico” (2018) . Em 2012, foi homenageado no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro , no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Seu legado permanece como um dos mais importantes da cinematografia brasileira.