Noruega se aproxima da meta de ter 100% dos carros vendidos totalmente elétricos

Em janeiro, 96% dos novos carros vendidos na Noruega foram elétricos , consolidando o país como líder na transição energética global

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução/WEB

A Noruega continua na liderança global da eletrificação veicular, registrando 96% das vendas de carros novos em janeiro de 2025 como totalmente elétricos . Segundo a Federação Norueguesa de Estradas (OFV), dos 9.343 veículos vendidos no mês, 8.954 eram elétricos , consolidando o país como referência na transição para energia limpa.

O desempenho coloca a Noruega muito próximo da meta de vender apenas veículos de emissão zero a partir deste ano , antecipando em dez anos o plano da União Europeia.

O sucesso norueguês na eletrificação

De outros países que apostaram na separação diferente dos motores a combustão, a Noruega focou em incentivos financeiros e logísticos. Entre os benefícios oferecidos ao longo dos anos, destacam-se:

Isenção de impostos para veículos elétricos
Pedágios reduzidos ou gratuitos para EVs
Estacionamento gratuito em locais públicos
Acesso às faixas exclusivas de transporte público

Mesmo com algumas isenções sendo gradualmente removidas, os veículos elétricos já dominam as ruas norueguesas , contando com uma rede nacional bem estruturada de estações de carregamento rápido .

Impacto na Europa e próximos desafios

O contraste com o resto do continente europeu é evidente. Enquanto a Noruega atingiu 96% de participação elétrica , a média da Europa em 2024 foi de apenas 13,6% , registando a primeira queda desde 2020 , segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Especialistas acreditam que o país escandinavo deverá atingir entre 95% e 100% de vendas de energia elétrica até o final do ano , consolidando-se como um modelo bem sucedido de transição energética .

📌 Fonte: Jornal O Globo

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.