A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o Dia Internacional de Conscientização Contra o Desperdício de Alimentos, celebrado no dia 29 de setembro. No Paraná, o programa Banco de Alimentos Comida Boa é um exemplo de política pública que combate o desperdício, reaproveitando alimentos não comercializados e beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas. Criado durante a pandemia da Covid-19, o programa coleta e distribui alimentos para mais de 340 instituições, como creches e hospitais, e também ajuda famílias em situação de vulnerabilidade.
Em 2023, o programa doou mais de 5 mil toneladas de alimentos. Em 2024, a média mensal de doações aumentou 5%. Além disso, o projeto também apoia animais silvestres, fornecendo alimentos que não são adequados para consumo humano.
O Banco de Alimentos tem atraído a atenção de outros países. Representantes da Alemanha, México, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru já visitaram a Ceasa para conhecer de perto o funcionamento do projeto e estudar a possibilidade de replicar o modelo em seus próprios contextos.
A iniciativa foi reconhecida internacionalmente, sendo apresentada na ONU e premiada com o ouro no Stevie® Awards. O programa também promove a educação, recebendo visitas de estudantes para conscientizar sobre o desperdício de alimentos, e conta com uma parceria de reinserção social, onde detentos ajudam no processamento dos alimentos.
As instituições interessadas em participar podem se cadastrar no site da Ceasa Paraná.