Prazo para inscrições no Fies 2025 termina nesta sexta-feira
O Fies é um programa federal que financia mensalidades de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Neste processo seletivo, 50% das vagas são reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, encerram-se às 23h59 desta sexta-feira (7), pelo horário de Brasília. O Fies é um programa federal que financia mensalidades de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Neste processo seletivo, 50% das vagas são reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Em 2025, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos: 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre.
Como se inscrever
Os candidatos interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, fazer login utilizando a conta Gov.br e preencher os seguintes dados:
Informações pessoais e escolares
Autodeclaração de perfil étnico-racial, caso desejem concorrer às vagas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD)
Escolha de até três cursos, por ordem de preferência, indicando estado, município e instituição de ensino
Informações financeiras do candidato e de sua família
Ao finalizar a inscrição, o candidato deve salvar o comprovante com a chave de segurança.
Critérios e condições para participação
Para concorrer ao Fies, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido:
Média mínima de 450 pontos nas cinco provas
Nota superior a zero na redação
Candidatos que participaram do Enem como treineiros não podem se inscrever, pois suas notas são destinadas apenas à autoavaliação.
Os candidatos inscritos no CadÚnico serão avaliados com base nos dados cadastrados até 11 de janeiro de 2025.
Resultados e etapas seguintes
O resultado da chamada única será divulgado em 18 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção, entre 19 e 21 de fevereiro, para confirmar o financiamento. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular serão incluídos automaticamente na lista de espera, cujo período de convocação ocorrerá de 25 de fevereiro a 9 de abril. O edital nº 3/2025, publicado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União, contém as regras completas e o cronograma do processo seletivo. Com informações Agência Brasil