Preços de combustíveis sobem em 2024, com etanol liderando as altas
Foto: Imagem ilustrativa / Getty images

Os preços médios da gasolina, do diesel e do etanol nos postos de combustível do Brasil subiram em 2024, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O etanol teve maior alta do ano, influenciado pela queda na produção de cana-de-açúcar devido às queimadas e pela alta cotação do açúcar no mercado internacional.

Os aumentos da gasolina e do diesel foram impactados pela reoneração do PIS/Cofins e pela alta do ICMS. No entanto, a Petrobras atualizou uma política de preços mais estável, com apenas um reajuste da gasolina nas distribuidoras durante o ano, em julho, o que resultou em menor volatilidade nos valores.

Apesar da alta, a gasolina teve um impacto menor na inflação oficial do país, medida pelo IPCA, em comparação a 2023. O combustível, que historicamente tem peso grande no índice, pressionou menos os números em 2024. Ainda assim, os consumidores sentiram os efeitos dos aumentos nas bombas, especialmente nos momentos de maior variação, como fevereiro e julho.