Projeto de preservação ambiental conscientiza alunos da Epesmel em Londrina
Foto: Divulgação / Sanepar / Arquivo

Nesta sexta-feira (21), a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) levará 23 alunos da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) para coletar e analisar amostras da água do Córrego Jaci, parte da Bacia Água das Pedras. A atividade faz parte do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, que visa mobilizar a comunidade escolar em ações socioambientais que resultem em preservação de rios, considerando impactos urbanos e rurais. A iniciativa integra o corpo de ações do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar, em parceria com a Prefeitura de Londrina.

A programação começa às 14 horas, com atividade socioeducativa na quadra da Epesmel. Por volta das 15h30, os alunos farão observação do território da bacia Água das Pedras de um ponto atrás da UTFPR. A tarde finaliza com a coleta e a análise da água do Jaci, a partir das 16h30, com acesso pelo Espaço Garden, antigo Grêmio, no Parque Waldemar Hauer. Criado em 2013, o Projeto da Escola ao Rio tem metodologia específica que inclui um kit para coleta e análise da água, considerando padrões físicos, químicos e microbiológicos. A atividade promove o senso crítico e sistêmico dos participantes para a elaboração de diagnóstico da bacia hidrográfica onde a escola está inserida.

Contexto – A parceria com a Epesmel viabiliza uma das mais de 30 ações socioambientais que serão realizadas em diferentes bairros de Londrina até o fim de 2024. As ações integram o Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de promover a conservação do meio ambiente e a responsabilidade social a partir dos eixos do saneamento. O Programa atende à Portaria n° 464/2018, do Ministério da Cidades, como requisito para as obras de saneamento financiadas pela Caixa. Em Londrina, o contrato de R$ 103 milhões prevê obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. Com informações do N.Com.