Quem passa ao lado do Bosque, na avenida Rio de Janeiro, quase em frente à sede dos Correios, encontra agora um novo ponto turístico: uma típica caixa de correio britânica vermelha, original, presenteada pelo governo do Reino Unido em comemoração aos 90 anos de Londrina. Ao seu lado, uma caixa dos Correios antiga, também autêntica, de cor verde, complementa o espaço em homenagem aos laços de amizade, econômicos e culturais entre Londrina e o Reino Unido. A estrutura britânica é a única do tipo no Brasil.
O espaço foi inaugurado pelo cônsul-geral britânico Martin McCombe, que veio especialmente a Londrina para entregar formalmente o presente, juntamente com o cônsul honorário britânico no Paraná, Adam Patterson e a representante do governo britânico, Maria Sales. Após o descerramento da placa, McCombe falou da força da ligação que o Reino Unido tem com o Paraná, com a região norte do estado e, em especial, com Londrina.
“Para mim é uma honra estar aqui e poder trazer felicitações do meu governo, além de reforçar o compromisso de ampliar cada vez mais a parceria entre o meu País e Londrina”, afirmou. Ele lembrou que, nos últimos anos, foram implementados vários projetos, principalmente da área de educação e cultura. E deu como exemplo o Programa UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades para a Prosperidade, em português), que oferece curso on-line gratuito para os professores da rede municipal.
Trazer a caixa de correio inglesa para Londrina foi uma ideia do consul honorário no Paraná, Adam Patterson. Embora ela não seja funcional, 33 crianças do P5 ao 5º ano, da Escola Municipal Edmundo Odebrecht, localizada na Warta, depositaram nela cartões postais desenhados por elas e escritos em inglês, destinados ao governo britânico. Neles, está uma frase escrita à mão pelos próprios alunos: Londrina is a Beautiful City, I Love Londrina (Londrina é Uma Linda Cidade, Eu Amo Londrina). Os cartões serão entregues ao cônsul-geral e ficarão no arquivo da Embaixada Britânica.
Ao chegar para a inauguração do novo espaço, o cônsul-geral foi recepcionado pelos alunos da escola municipal da Warta, em inglês. “Fiquei encantado com a pronúncia e a articulação delas. Conseguimos manter uma conversação básica. Eles me perguntaram como eu estava, qual o meu nome e até de onde eu vinha. Costumo dizer que, para conhecer a cultura de um país, é preciso falar a sua língua. Foi uma experiência maravilhosa”, elogiou.
O estudante Miguel Araújo, de 11 anos, do 5º ano, fez três cartões postais para o evento. Como Miguel adora desenhar, escolheu o Museu Histórico, a Concha Acústica e o Lago Igapó para seus cartões postais. “Foi muito legal fazer os desenhos e o que mais gostei foi de desenhar o Museu Histórico de Londrina, por isso escolhi ele para enviar para o Reino Unido. Gosto muito das aulas de inglês e acho divertido falar em uma língua diferente, pretendo aprender cada vez mais”, contou.
A professora de inglês da escola, Heloisa Poças, conta que as aulas incluem conversação, brincadeiras e músicas, sempre em inglês. “A proposta, nesta fase, é que eles aprendam a falar antes de aprender a escrever. É um processo que facilita o aprendizado e estimula a criança a continuar aprendendo”, conta. As aulas de inglês fazem parte do Projeto Londrina Global, da Prefeitura de Londrina. Com informações do N.Com.