Secretaria de Assistência Social e Serviços de Convivência promovem seminário “Inclusão e Diversidade Social” em Londrina
Foto Divulgação

Por conta da diversidade de crianças e adolescentes que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), diversos são os desafios para garantir a inclusão e o atendimento adequado e de qualidade a estes londrinenses.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Comissão dos SCFV, promove, na quinta-feira da próxima semana, dia 11, o seminário “Inclusão e Diversidade Social”.

O evento tem participação gratuita e será realizado, das 8h30 às 16h30, no Teatro Marista, localizado na rua Cristiano Machado, 240, visando oportunizar um momento de reflexões sobre a temática, bem como qualificar as equipes trabalhadoras e convidados da comunidade.

Com isso, a intenção é que os presentes estejam cientes de suas responsabilidades em relação ao acolhimento e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos. A iniciativa, dividida em duas partes, também busca proporcionar a compreensão acerca do que envolve o atendimento, manejos adequados e fluxos intersetoriais.

Aos interessados, essa primeira etapa, aberta ao público em geral, está com inscrições abertas que podem ser realizadas através da plataforma Sympla. Já a segunda parte, de acordo com a coordenadora do Conviver Marista, que integra a rede de SCFV, Aline Querino, irá ocorrer na sexta-feira, 12 de abril, sendo destinada apenas para educadores das unidades que ofertam o SCFV em Londrina.

Neste segundo encontro, a equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) irá conduzir as atividades com os presentes. No evento, para nutrir as discussões e práticas relacionadas à construção de ambientes mais inclusivos, palestrantes irão compartilhar seus conhecimentos e experiências.

O dia 11 inicia, às 9h, com a palestra “Inclusão: Legislação e Cenário Atual, avanços e desafios”, ministrada pela pedagoga Alessandra Aranda Nicolau, que também irá mediar, às 10h30, a palestra “Pessoa com Deficiência (PCD) e transtornos de comportamentos: diagnóstico e prognóstico”.

Durante o seminário, também será realizada, às 13h, uma apresentação cultural a cargo dos educandos de percussão da Associação Guarda Mirim de Londrina atendidos pelo SCFV, seguido pela palestra “Saúde Mental na Infância e Juventude: O olhar para o Cuidado”, mediada, a partir das 14h, pelo psicólogo do CAPS Itinerante, Sérgio Kazuyoshi Fuji.

De acordo com a gerente de Garantia de Direitos Sócio-assistenciais à Criança, Adolescente e Juventude, da SMAS, Adriana Barrozo, o SCFV é um serviço da Política de Assistência Social que tem como um dos principais objetivos desenvolver com as crianças e adolescentes a convivência social, bem como fortalecer os vínculos familiares e comunitários. “Cada criança e adolescente tem suas especificidades. São histórias de vida diferentes, vivências de família e de território, além de seu jeito próprio de lidar com sua realidade e suas emoções. Então, compreender e desenvolver a capacidade de acolher esses diferentes perfis é fundamental para o desenvolvimento de uma proposta que atinja a todos, principalmente quando se trata de um serviço público. A forma de execução do trabalho, as atividades e rotinas das unidades devem estar adaptadas ao público atendido, por isso precisamos sempre nos qualificar, entendendo as necessidades de cada educando e para alcançá-lo na sua singularidade “, ressaltou.

Barrozo ainda conta que, por meio de um Termo de Colaboração com 13 Organizações da Sociedade Civil (OCSs), a SMAS mantém o SCFV em 24 unidades descentralizadas, atendendo quase 5.000 crianças e adolescentes cabendo a equipe da Assistência Social o acompanhamento destas unidades, auxiliando, também, na organização dos espaços formativos.

Com informações do N.Com.