STF decide hoje se Bolsonaro e aliados viram réus
Ex-presidente e outros sete acusados respondem por tentativa de golpe de Estado e crimes contra a democracia; julgamento acontece nesta quarta-feira (26)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá nesta quarta-feira (26) se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento na trama golpista se tornarão réus na ação penal. O julgamento acontece no segundo dia da análise do recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que envolve os crimes de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e danos a patrimônio público, entre outros, com ações planejadas entre 2021 e 2023.
Se a maioria dos ministros votar pela aceitação da denúncia, Bolsonaro, Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid passarão à condição de réus e responderão a uma ação penal. A PGR acusa o ex-presidente e seus aliados de estarem cientes de um plano que envolvia ações violentas contra o governo e um golpe de Estado, incluindo um documento conhecido como “minuta do golpe”. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Durante o primeiro dia de julgamento, advogados de defesa tentaram refutar as acusações, enquanto o procurador-geral da República reforçou a tentativa de golpe. Bolsonaro acompanhou a sessão no STF, o que gerou debate, já que sua presença não é comum em julgamentos de investigados. O julgamento segue com o voto dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Com informações da Agência Brasil.