SUS oferece nova vacina para gestantes que protege bebês contra vírus respiratório

As novas tecnologias prometem reforçar a proteção das crianças contra o VSR, reduzindo casos graves e aliviando a sobrecarga no sistema de saúde. O cronograma de vacinação será divulgado em breve pelo Ministério da Saúde

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: ccr.med.br Ilustrativa

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a disponibilizar uma nova vacina para gestantes, capaz de proteger os bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A inclusão do imunizante Abrysvo, desenvolvido pela Pfizer, foi aprovada na quinta-feira (13) pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) definirá o calendário e a estratégia de vacinação.

O VSR é a principal causa de bronquiolite, uma inflamação nos bronquíolos (ramificações que levam oxigênio aos pulmões). A doença pode ser grave, especialmente em crianças de até dois anos e em idosos, causando dificuldade respiratória e podendo levar à morte.

Segundo o último boletim Infogripe, da Fiocruz, foram registrados neste ano 370 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e oito mortes relacionadas ao VSR. O risco de transmissão do vírus é maior durante o inverno, quando o número de casos e óbitos em bebês aumenta significativamente.

Alta Eficácia nos Testes com Gestantes
Estudos realizados pela Pfizer com cerca de 7 mil gestantes apontaram 82,4% de eficácia da vacina na prevenção de casos graves em bebês de até três meses de idade e 70% até os seis meses. A vacinação durante a gestação faz com que a mãe produza anticorpos que são transferidos ao bebê, garantindo que ele já nasça protegido. A vacina Abrysvo foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado e já está disponível na rede particular de saúde. O imunizante deve ser aplicado em dose única entre a 24ª e a 36ª semana de gestação. Apesar de também ser indicada para idosos, o público contemplado pelo SUS, neste momento, será apenas o das gestantes.

 

Proteção para Bebês Prematuros
Além da vacina, a Conitec também aprovou a inclusão do anticorpo monoclonal nirsevimabe para bebês prematuros. Diferente das vacinas, o nirsevimabe não estimula a produção de anticorpos, mas fornece uma defesa pronta contra o vírus. O medicamento será destinado a bebês com maior vulnerabilidade, como os nascidos prematuramente. As novas tecnologias prometem reforçar a proteção das crianças contra o VSR, reduzindo casos graves e aliviando a sobrecarga no sistema de saúde. O cronograma de vacinação será divulgado em breve pelo Ministério da Saúde. Com informações Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9