SUS substituirá teste Papanicolau por exame molecular de DNA-HPV

Novo teste, mais sensível, passará a ser aplicado ainda este ano, com intervalo de cinco anos entre as coletas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) começará a substituir gradualmente o tradicional teste Papanicolau (citopatológico) pelo exame molecular de DNA-HPV para rastreio do câncer de colo do útero. Essa mudança, anunciada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 26 de março, visa uma detecção mais eficaz do HPV, principal causador da doença. O novo teste permitirá que o intervalo entre as coletas seja de cinco anos, desde que o resultado seja negativo, e continuará sendo realizado entre mulheres de 25 a 49 anos.

O exame molecular de DNA-HPV é mais sensível e eficaz do que o Papanicolau, além de permitir identificar os subtipos de HPV com risco de provocar lesões que podem evoluir para câncer. Isso aumenta a precisão do diagnóstico e reduz os casos e óbitos. A medida já foi aprovada pelas comissões técnicas competentes e aguarda a avaliação final da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde para entrar em vigor. Com essa mudança, espera-se que o câncer de colo de útero seja erradicado em 20 anos, devido à alta cobertura vacinal e ao rastreio eficiente.

Além disso, as novas diretrizes incluem a autocoleta do material para pessoas de difícil acesso e orientações para o atendimento de pessoas transgênero, não binárias e intersexuais. O rastreio organizado, que busca ativamente as pessoas, será uma parte essencial para garantir que todas recebam a confirmação diagnóstica e tratamento quando necessário.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9