Verão 2023/2024 começa amanhã : saiba como é estação do ano
Início do Verão 2023/2024: Previsões climáticas variadas para as regiões do Brasil

Uma das quatro estações do ano, o verão sucede a primavera e antecede o outono. As principais características são as elevadas temperaturas e o aumento dos índices de chuva. O Instituto Nacional de Meteologia (Inmet) já divulgou os prognósticos para o Verão 2024 específicos para cada uma das cinco regiões brasileiras.
Confira:
Região Sul
A previsão indica maior probabilidade de chuva acima da média no sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, são previstas chuvas irregulares, com totais podendo atingir valores próximos ou ligeiramente abaixo da climatologia. As temperaturas devem ficar próximas ou ligeiramente acima da climatologia. De acordo com o Inmet, o verão é uma estação que tem grande importância para o país.
Região Sudeste
São esperadas chuvas intensas na região Sudeste brasileira, principalmente no estado de Minas Gerais. As temperaturas também devem ser mais altas do que o habitual.
Região Norte
O Inmet aponta que haverá condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média climatológica em grande parte da Região Norte devido à atuação do fenômeno El Niño. Mas, estados como Acre, Roraima, Amapá e sudoeste do Amazonas devem ter chuvas mais acentuadas. Outra característica do verão na região Norte do Brasil será temperatura média do ar deve prevalecer acima da climatologia em praticamente toda a região, com valores podendo atingir patamares em torno de 1ºC acima da média histórica
Região Nordeste
Também deve chover menos do que o esperado em razão dos impactos do El Niño, especialmente centro-norte da Região Nordeste, conforme afirma o Instituto. Já o centro-sul pode ter chuvas mais volumosas.
A previsão do Inmet é de valores de temperatura do ar acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses, principalmente no Maranhão e Piauí.
Região Centro-Oeste
O verão 2024 na região Centro-Oeste do Brasil deve contar com chuvas mais frequentes, à exceção oeste de Mato Grosso. O Inmet prevê que a temperatura na região deve ter valores acima da média climatológica nos próximos meses.
De acordo com o Sistema Meteorologia do Paraná, a sexta em Londrina será de céu, aberto
*com informações do INMET