Vereador Herivelto Oliveira assume Prefeitura de Curitiba até o dia 8 de junho e se torna 2º prefeito negro da capital paranaense
Foto: Carlos Costa/CMC

O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), de 60 anos, assumiu interinamente a Prefeitura de Curitiba na sexta-feira (31). Ele ficará no cargo até o dia 8 de junho. O prefeito Rafael Greca (PSD) representará a capital paranaense em uma missão em Buenos Aires, na Argentina. Herivelto assumirá o cargo de prefeito de Curitiba interinamente, pois o vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, também estará em viagem oficial ao exterior. O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vice-presidentes da Câmara, Tito Zeglin e Mauro Ignácio, que assumiriam o cargo na sequência, também vão integrar a comitiva de Pimentel na Espanha e Itália.

Herivelto é o segundo prefeito negro a comandar Curitiba. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos ocupou o cargo, no dia 16 de julho de 1948. Durante a transferência de cargo, o vereador Herivelto Oliveira revelou que a interinidade como prefeito da capital é um momento muito especial da sua vida. Ele lembrou do pai, José Alves de Oliveira, que foi funcionário da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), durante 36 anos. “É uma satisfação assumir a prefeitura do município onde eu nasci e que eu gosto tanto. O meu pai foi funcionário da Prefeitura e trabalhou durante 36 anos e um mês como barnabé, na equipe de asfalto da Secretaria de Obras Públicas”, contou Herivelto, que estava acompanhado da esposa, a advogada Maria Helena Fernandez Corrêa.

O vereador complementou que o pai atuou como servente e trabalhou no Teatro do Paiol e depois terminou o período de trabalho nas instalações da Rua Emílio de Menezes. “Então, é uma satisfação muito grande assumir o cargo de prefeito. Meu pai infelizmente faleceu em 2012, mas ele estaria muito feliz sabendo que o filho dele chegou no cargo mais alto”, completou. Herivelto recebeu das mãos do prefeito Rafael Greca um exemplar do livro Curitiba – Luz dos Pinhais, de autoria do prefeito, com uma dedicatória. “Aqui está a história de Curitiba para você que faz parte dessa história”, disse Greca.

Concertos e promoção do turismo de Curitiba – Greca inicia uma intensa programação cultural, diplomática e de promoção turística da capital paranaense na Argentina já no fim de semana. Dentro das celebrações dos 50 anos da Camerata Antiqua de Curitiba, ele acompanha os concertos da orquestra da capital no sábado (01), na Embaixada Brasileira, e no domingo (02), no Teatro Colón, o mais importante da América Latina. Na segunda-feira (03), o prefeito participa, também na Embaixada do Brasil, da Feira de Promoção de Turismo de Curitiba. O evento vai reunir jornalistas, geradores de conteúdo e o trade de turismo com o objetivo de capacitar agentes e operadores locais sobre os atrativos da capital.

Entre terça e sexta-feira (04 a 07), Greca terá visitas técnicas e irá assinar acordos e protocolos com a cidade de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, e com a Fundação Universitária Rio do Prata (Furp). Também está previsto um encontro com a diretoria do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) para intercâmbio nas áreas de curadoria, preservação e digitalização de acervo. O retorno para Curitiba está previsto para sábado (08). Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba.