Federal Reserve lamenta morte de Alan Greenspan e destaca legado na política monetária

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Federal Reserve (Fed) lamentou a morte do ex-presidente da instituição Alan Greenspan, falecido aos 100 anos, segundo anunciou sua família nesta segunda-feira. Greenspan comandou o banco central dos Estados Unidos entre 1987 e 2006.

Em comunicado, o Fed afirmou receber “com profunda tristeza” a notícia, destacando as contribuições de Greenspan para a instituição e para o pensamento econômico dos Estados Unidos, realçando a “rigorosa disciplina analítica” para a formulação de políticas monetárias.

“Sob sua liderança, o Federal Reserve alcançou uma era sustentada de estabilidade de preços que apoiou o crescimento econômico e ajudou a consolidar a confiança do público na instituição”, afirmou o Fed.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, também prestou homenagem ao ex-dirigente, declarando que a dedicação de Greenspan à instituição, à economia e ao serviço público “continua a inspirar gerações de banqueiros centrais”.

Em mensagem publicada nas redes sociais, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, classificou Greenspan como uma “figura monumental” que liderou o Federal Reserve por quase duas décadas. “Lamento sua morte e expresso minhas condolências a todos que o conheceram”, afirmou.

O economista Mohamed Aly El-Erian, por sua vez, afirmou que Greenspan foi “um pilar de firmeza durante algumas das décadas mais transformadoras da história econômica moderna americana”.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.