Existe ressecamento de pele nos animais?

A pele dos nossos amigos de estimação também sofre ressecamento, também desidrata e precisa de cuidados, então é preciso mantê-la hidratada e hoje vamos conversar sobre como realizar essa hidratação da pele dos nossos pets.
Oferecer e manter sempre água fresca e de qualidade, é o ponto principal para que o organismo deles possa manter-se hidratado e consequentemente, também sua pele. Nos dias muito quentes ou muito frios, algumas vezes é necessário promover o estímulo para aumentar a ingestão hídrica. No caso do calor, colocar gelo dentro do bebedouro ou deixar previamente pronto sorvetes a base de água e frutas ou legumes que eles gostem pode ser uma opção. Nos dias frios, oferecer ração úmida, que tem um teor maior de água, junto com a ração seca, pode auxiliar no aumento da ingesta diária. A água de coco é uma excelente opção e aceita pela maioria dos cães.
A alimentação é outro ponto fundamental para a saúde da pele dos animais. Oferecer ração da linha premium, que tenha em sua formulação nutrientes como ômega 3 e 6, assim como as vitaminas C e E é importantíssimo. Cenoura, brócolis e ervilhas podem ser oferecidos crus, ou cozidos, e incluídos na dieta, pois são ricos nesses nutrientes.
Banhos e escovação do pelo devem ser realizadas sempre seguindo o tipo e tamanho da pelagem do seu animal. Durante o banho, utilize produtos específicos para animais, pois tem o pH já balanceado e podem ser utilizados diferentes tipos de hidratante disponíveis no mercado (de uso durante o banho, de uso após o banho com o pelo e pele úmida, de uso após o banho, com pelo e pele seca) seguido de condicionador hidratante para os de pelagem longa. A escovação remove os pelos mortos, e sujidades que podem estar presentes na pele do animal. Sua frequência dependerá do tamanho da pelagem, mas o recomendado é pelo menos uma vez na semana.
Durante os passeios, proteger os animais do sol direto, com o uso de protetor solar, bonés, sapatinhos e sair sempre nas horas mais frescas do dia também ajudam a manter a saúde da pele dos pets.
As consequências de uma pele não hidratada podem ser observadas quando encontramos calos (principalmente em regiões como cotovelo e patas), coceira excessiva em diferentes partes do corpo, feridas e a presença de bactérias e fungos oportunistas.
Busque sempre a orientação de um médico veterinário que irá certificar que seu cão precisa de hidratação de pele, pois ele saberá diferenciar desidratação de alergias ou outros problemas de saúde.
Até o próximo encontro. Um abraço.

Opiniões expressas por nossos colunistas não refletem necessariamente a posição da Rádio Paiquerê FM 98.9, reiteramos nosso compromisso com a imparcialidade e diversidade de pontos de vista.