Infelizmente nossas crianças vão para as escolas, sentam-se em carteiras muitas vezes enfileiradas e assistem a aulas preenchendo apostilas, aprendem
conhecimentos acadêmicos que contribuem para sua formação, porém não sedesenvolvem como pensadores criativos. Se tornam despreparados para
enfrentar as mudanças rápidas as quais estamos expostos nos dias atuais.

COMO PODEMOS GARANTIR AOS NOSSOS PEQUENOS O SEU DESENVOLVIMENTO ENQUANTO UM PENSADOR CRIATIVO?

A criatividade não é restrita aos campos artísticos e nem tão pouco um privilégio restrito a poucas pessoas, tudo vai depender da maneira como nós,
enquanto responsáveis, iremos encarar este desafio.
Vamos tentar compreender que antigamente éramos educados para trabalhar em série e hoje os nossos pequenos saem das escolas para enfrentar um
mundo totalmente diferente em constante movimento onde a criatividade impera, sendo assim devemos buscar formas de auxiliar este desenvolvimento,
dando a estes pequenos a oportunidade para que possam se inserir neste novo ambiente criativo. Compreender isso é o primeiro passo, não inibir, mas auxiliar
este desenvolvimento.

AGORA, QUAIS SERIAM AS FERRAMENTAS ADEQUADAS A ESTE DESENVOLVIMENTO, COMO PODEMOS AJUDAR?

Vamos pensar em formas de maximizar o tempo criativo de nossos pequenos com as ferramentas que temos em mãos e as preferencias deles.
Entre inibir o uso do computador iremos auxiliar para que utilizem jogos e aplicativos que permitam que os mesmos construam.
Entre proibir que eles rabisquem suas paredes iremos torna-las acessíveis para este fim, revestindo ou até mesmo demarcando um espaço para este fim.
Permitir que gesticulem, brinquem e se divirtam fornecendo condições para isso com um conjunto de atividades criativas. (Fantoches, brinquedos de
construção interativos) Criar ambientes sugestivos e permitir que utilizem aquilo que têm de sobra, criatividade.
Com ferramentas acessíveis estaremos fornecendo condições para um desenvolvimento criativo eficiente.

MEU PEQUENO TEM TUDO ISSO E NÃO UTILIZA, E AGORA?

Atualmente cada vez mais os brinquedos são autossuficientes fazendo com que os pequenos se tornem apenas espectadores em suas brincadeiras, então
busque por brinquedos nos quais ele possa ser o protagonista e permita que ele crie. Quando a criança é exposta a um ambiente favorável ela se torna o
objeto de criação, tudo depende dele e assim ele precisa criar.
O processo de criação tem início na reunião de ideias que culminam no produto final, então basta que ofertemos estímulos para estes pequenos potencializem
seu poder de criação.

Possibilite que ele seja desafiado, não apresente soluções, deixe que ele busque por conta própria, incentivá-los a praticar atividades específicas como
pintar, desenhar, modelar, montar, literalmente criar.
Busque sempre inovar na apresentação destes desafios para que eles não se tornem “chatos” e o pequeno se sinta desestimulado. Certifique-se de sempre
ser diferente e inusitado. A oferta de materiais diversos favorece esta compreensão. Tudo o que se faz repetitivo se torna mecânico e facilmente a
criança perde o interesse.

MEU PEQUENO É MUITO CURIOSO, LOGO QUE INICIO UM “ESTÍMULO CRIATIVO” SURGEM AS PERGUNTAS, COMO DEVO PROCEDER?

O ser humano é criativo por natureza, uma vez que você quebre o condicionamento emocional dele é normal que as perguntas surjam, o ideal é que você responda da melhor maneira possível respeitando a capacidade de compreensão de cada faixa etária, não se irrite e seja paciente, evite reprimir a curiosidade pois ela é aliada da criatividade, seja sincero, assim o pequeno saberá que pode confiar em você.

VOCÊ SABIA QUE DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DE TAMBÉM CAPACITA SEU SENSO CRÍTICO?

Pensar de forma crítica significa analisar e avaliar o ambiente ao seu redor, a si mesmo e suas ações, uma habilidade muito importante para a criatividade
infantil, pois a criança estará sempre buscando uma maneira de realizar seu trabalho de forma diferente e ágil, ou seja, “criativa”.
Para estimular o pensamento crítico você pode fazer perguntas para criança quando ela estiver realizando alguma ação ou brincando, permitindo que ela
busque por soluções.
Sempre que possível amplie o campo de conhecimento, fale sobre culturas diferentes, utilize palavras novas, desta maneira ele será instigado a fazer
perguntas acerca deste novo conhecimento podendo ampliar até mesmo o seu vocabulário.

OK! AGORA, EM QUE TUDO ISSO VAI AJUDAR?

Sempre que nos deparamos com novos desafios, sabemos também que isso dará trabalho e automaticamente temos “preguiça” desta mudança, no entanto
se pararmos para observar o quanto isso poderá ser importante na vida desta criança e realmente nos propusermos a encarar esta nova realidade os
resultados a curto e longo prazo são bastante satisfatórios.

Seu pequeno não estará condicionado a repetições mecânicas, seu senso crítico desperta com uma visão mais ampla de mundo.

Uma criança que se desenvolve sem um bloqueio criativo estará apta não apenas para enfrentar um universo acadêmico, social e emocional, será capaz
de articular e desenvolver o espaço no qual ela for inserida.
Oferendo um desenvolvimento criativo saudável o pequeno estará refinando suas ideias e se adaptando as novas realidades, será um indivíduo capaz de
compreender e ser compreendido.

Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.

Joan Miró

Pillar Cremonezi Santana
Artista Plástica, Artista Educadora e Arteterapeuta

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