A felicidade terceirizada
A felicidade terceirizada | © Imagem Ilustrativa/FreePik

A felicidade é um estado sentimental que frequentemente é afetado com o costume de coloca-la como responsabilidade de outras pessoas.

No mundo de hoje, os seres humanos, vivem insatisfeitos e infelizes, pois é por isso que vivem sempre em busca de algo que lhes traga a felicidade que tanto desejam. Eles buscam a felicidade imediata nas coisas sensuais e materiais, que não são duradouras. Então, eles estão sempre infelizes e nada pode satisfazê-los.

Uns vão busca-la através da realização profissional, outros por meio de conquistas de bens, alguns atendendo as expectativas de familiares e há aqueles que a procuram por intermédio da espiritualidade, cada um ao seu modo, consciente ou não e está tudo bem. Afinal, não há nada de errado ir em busca de sua própria felicidade, mas se desejamos conquistá-la, se faz necessário nos conhecermos verdadeiramente.

O grande erro é que as pessoas se iludem pensando que a felicidade está fora delas.

Mas afinal, de quem é a culpa por sermos felizes ou infelizes?

Definitivamente não há culpados, seremos pessoas infelizes se acreditarmos que ela depende de terceiros. Vivemos numa busca desenfreada tentando achar o culpado ou responsável por nos proporcionar a infelicidade ou a felicidade, e isso não faz sentido!

A felicidade existe, e está muito mais perto do que pensamos. Ela não é algo complicado e difícil de encontrar, pelo contrário, é muito simples. A felicidade está dentro de nós.

Só através do autoconhecimento é possível ser definitivamente feliz. Logo poderá se questionar: qual a causa desse sentimento infeliz?

Talvez você já se percebeu triste com alguém que não fez o que, ou como, você gostaria, por não ter sido correspondido, por ter sido demitido do emprego ou por qualquer outro motivo que tenha te surpreendido negativamente.

Você já se perguntou por que se chateia com o que os outros fazem, pensam ou dizem? Por que mudamos de ideia, após pedir uma opinião a alguém de confiança, mesmo tendo certeza daquilo que queríamos?

São questionamentos que na maioria das vezes muitos respondem que é por causa de “fulano ou ciclano”, porque não tinha “isso ou aquilo” e etc…

Agora gostaria de lhe propor uma reflexão: por que as pessoas entregam um dos bens mais preciosos como as emoções e sentimentos a terceiros? Será que é por queremos constantemente terceirizar a responsabilidade de ser feliz, nos esquecendo de que somos os únicos responsáveis por ela?

Isso é o mesmo que entregar a chave dos seus sentimentos para outrem.

Tudo depende de como vemos a nós mesmos e tudo ao nosso redor. O mundo que Deus nos deu para viver e estudar por um tempo breve é maravilhoso, ser e estar feliz só quem sabe é você!

Talvez você possa indagar se as emoções são tão importantes assim, até mesmo porque elas vêm e vão. Sim, elas vêm e vão, mas os sentimentos permanecem muitas vezes ativos e outras vezes oculto esperando uma oportunidade para se manifestar. Entretanto, o que seria do seu ser com todos os seus amores e bens materiais ao seu redor se você estiver se sentindo triste, com raiva, stress, triste, angústia e sem perspectiva de vida? Por mais que tentamos esquecer os fatos, é impossível apaga-los completamente de nossa mente inconsciente. Além de não ser uma forma muito inteligente de evoluir, pois quando aprendemos a lição não repetimos a mesma.

Assim, é imprescindível limpar o coração, ter autoconhecimento e autocontrole, pois a felicidade, como muito escutamos é um estado, e este estar é uma escolha única e exclusivamente sua. Então, reconhecer suas emoções e seus sentimentos, aceita-los e acolhe-los são os primeiros passos para o autodescobrimento e a verdadeira felicidade.

Ser feliz só cabe a nós, pois sabemos das nossas reais necessidades e como supri-las, procuremos parar de nos vitimizar e tomar as rédeas de nossas vidas, tornando-nos verdadeiros protagonistas de nossas vidas.

A felicidade está nas pequenas coisas. Apenas observe e veja o lado positivo de tudo.

“ Para ser feliz só viver já basta! ”

Se gostou, se fez sentido pra você, nos acompanhem, toda semana teremos grandes aprendizados que podem te ajudar.

Abaixo deixo 10 dicas para uma vida mais feliz

1 – Surpreenda aqueles que duvidaram de você. Simplesmente seja quem você é de verdade e não um personagem.

2 – Celebre as pequenas conquistas! São elas que te fortaleceram para conquistas ainda maiores.

3 – Troque um pensamento negativo por uma lembrança positiva. Assim os dias bons se tornam rotina e os ruins se tornam raros.

4 – Você nunca será velho demais para sonhar um novo sonho.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier)

5 – Só você pode dar o primeiro passo para a sua felicidade. Ninguém poderá fazer por você.

6 – Muitas vezes, não basta querer, é preciso agir. Os sonhos são construídos e é pela ação que eles se materializaram.

7 – Livre-se das suas dores e não da esperança em dias melhores. Quando aprendemos com o passado, o futuro é promissor.

8 – Enfrente os obstáculos com sabedoria. Cada desafio superado te faz mais forte.

9 – Tudo o que você alimentar crescerá. Logos seus medos morrerão de fome se você alimentar a sua motivação.

10 – A vida não é uma competição.

Então não corra para chegar logo ao final, simplesmente viva e desfrute de cada momento presente. Lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca.

Rafael Tadashi Ubukata – Terapeuta Integrativo | @rafaelubukata