Como escolher o melhor local para banho no meu animal de estimação?
Como escolher o melhor local para banho no meu animal de estimação? | © Imagem Ilustrativa

Em nossa cidade vejo que existem várias locais com banho e tosa para animais. Mas como saber se o local cuidará bem do meu animal? O que devo observar para fazer a melhor escolha?

Para entender um pouco mais sobre o mercado pet, é importante saber que o número de animais de companhia cresceu muito nos últimos anos e os estudos afirmam que as pessoas estão tendo cada vez menos filhos, morando em locais menores e tendo um animal como membro da família.

Como demanda de mercado o número de salões de estética animal, pet shops e casas agropecuárias também aumentou consideravelmente. Por isso, conhecer o estabelecimento em que seu animal será cuidado é muito importante.

Para a estética, o recomendado é buscar ambientes com visibilidade para o local do banho e secagem do animal, pois permitem que o tutor, e que tutores de outros animais, acompanhem os procedimentos e assim se sintam seguros para deixar seu animal sob os cuidados do groomer e banhista. Vale salientar aqui que ficar ao lado do profissional enquanto realiza o procedimento não é indicado, pois pode desencadear emoções, como medo ou agressividade, e isso só é recomendado em casos específicos.

Higiene no ambiente é outro fator de que deve ser observado, para que não ocorra contaminação por fungos e bactérias ou mesmo por ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. Toalhas de cor clara são as mais indicadas, e seu uso deve ser individualizado e seguido de lavagem com produtos de pH neutro, demonstrando o cuidado com a saúde da pele do animal. Bancadas devem ser de material liso, lavável e impermeável, garantindo assim a higienização entre os usos. Paredes e piso devem ser de materiais laváveis, de cor clara e sem imperfeições que possam vir a machucar as patas deles. Deve ter ventilação e corrente de ar.

Durante o banho, a temperatura da água deve ser morna, nunca gelada ou quente, e com produtos específicos para animais, para não lesionar a barreira natural da derme, queimar ou cortar a pele. Cada animal deve receber o shampoo específico para seu porte e tipo de pelagem. Assim como nos procedimentos estéticos de alisamento, coloração ou desembolo, seguir a recomendação do fabricante no tempo de contato com a pele.

Durante a secagem, evitar o uso excessivo do soprador, que libera um ruído que agride ao ouvido dos pets e sempre dar preferência à secagem em máquinas específicas, próprias para pets, seguida da finalização com o secador.

O perfume também deve ser específico para animais, e é importante salientar que os animais não gostam do cheiro, e sim os humanos. Portanto, menos é mais e seu uso deve ser moderado.

Os enfeites devem proporcionar conforto. Nada de laços enormes e que prendem os cílios. Afinal, é melhor uma franja aparada do que seu amigo ficar com dores de cabeça durante toda a semana.

E a última dica, mas não menos importante, é procurar profissionais que amam o que fazem. Que brincam com os animais, que conversam com eles. Isso fará toda a diferença no serviço prestado.

Ficou com alguma dúvida? Me chama no Instagram no @suellencordovagobetti. Até mais!