Ucrânia acusa Rússia de fazer ataque perto da usina nuclear de Chernobyl
A Rússia atacou uma instalação de armazenamento nuclear localizado nas proximidades da usina nuclear de Chernobyl, relatou neste domingo, 7, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski, em post na rede social X.
Um drone atingiu um dos edifícios da instalação de armazenamento centralizado de combustível usado. O ataque causou danos parciais ao prédio e desencadeou um incêndio, que já foi extinto, escreveu Denys Shmyhal, ministro de energia da Ucrânia também no X.
Até o momento, as leituras não indicam aumento nos níveis de radiação, informou o governo ucraniano. “Mas certamente há um aumento na audácia da Rússia, que há muito tempo já ultrapassou os limites”, afirmou Zelenski.
Segundo o governante, houve ataques russos a outras instalações civis em 13 regiões da Ucrânia. No total, ao longo da última semana, a Rússia lançou 88 mísseis, mais de 3.250 drones de ataque e cerca de 1.800 bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia.
“Um ataque a uma instalação de armazenamento de combustível nuclear usado constitui uma ameaça sem precedentes à segurança nuclear e radiológica”, disse Shmyhal.
Essas ações criam riscos para o armazenamento seguro de materiais nucleares e representam uma flagrante violação do direito internacional, dos princípios de segurança nuclear e dos princípios fundamentais de segurança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo o ministro ucraniano.
O diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, considerou o incidente “profundamente preocupante”, pois ocorreu em uma instalação que contém grandes quantidades de material nuclear, armazenadas a poucos metros do prédio atacado, disse na conta da AIEA na rede social X.
“Ataques a locais nucleares são completamente inaceitáveis e uma contravenção direta aos principais princípios de segurança nuclear, notadamente os sete pilares indispensáveis para segurança e proteção nuclear durante um conflito militar”, afirmou diretor da AIEA.
Em breve, uma equipe do organismo internacional irá visitar as instalações atingidas para avaliar o impacto.

