Com toda certeza você já ouviu falar deste suplemento. A ciência ortomolecular nutricional tem ganhado destaque nos últimos anos por sua abordagem no uso de nutrientes específicos para promover a saúde e o bem-estar. Entre esses nutrientes, a creatina vem se destacando como um suplemento popular, utilizado tanto por atletas quanto por pessoas que buscam melhorar sua saúde e bem estar. Para que você não tenha mais dúvidas, vamos esclarecer como ela funciona e para quem é indicada.
O que é a creatina?
A creatina é um composto orgânico encontrado naturalmente nos tecidos musculares do corpo humano. É produzida a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, e também pode ser obtida através da alimentação, principalmente em carnes e peixes. A suplementação de creatina visa aumentar os níveis desse composto no organismo, proporcionando diversos benefícios.
Melhoria no desempenho físico
Um dos principais benefícios da creatina é o aumento da capacidade de realizar exercícios de alta intensidade. A creatina atua como um fornecedor de energia para os músculos, auxiliando na produção de trifosfato de adenosina (ATP), que é a principal forma de energia utilizada durante a contração muscular. Com níveis mais elevados de creatina, os músculos têm maior disponibilidade de ATP, permitindo um desempenho físico aprimorado, maior força e resistência.
Aumento e recuperação da massa muscular
Além de melhorar o desempenho físico, a creatina também está associada ao aumento e recuperação da massa muscular. Estudos têm demonstrado que a suplementação de creatina pode estimular a síntese de proteínas musculares, promovendo o crescimento muscular e a recuperação de micro lesões, além de reduzir a fadiga do músculo. Esse efeito é particularmente observado em atividades de treinamento de força, como musculação.
Benefícios cognitivos
Além dos benefícios físicos, a creatina também pode ter efeitos positivos no cérebro. Estudos sugerem que a suplementação de creatina pode melhorar a função cognitiva, prevenção de doenças neurodegenerativas, e melhora da memória de curto prazo e o desempenho em tarefas que exigem raciocínio rápido. Esses efeitos benéficos podem ser atribuídos ao papel da creatina na proteção das células cerebrais contra o estresse oxidativo e a inflamação.
Além de todos estes possíveis benefícios ela também melhora a hidratação muscular, auxiliar na prevenção e tratamento da osteoporose, reduz níveis de depressão, auxilia no tratamento inflamatório sistêmico e melhora a qualidade do útero na fertilidade feminina. As pesquisas mostram que a suplementação de creatina é extremamente segura.
A creatina é um suplemento nutricional amplamente estudado e que possui diversos benefícios comprovados. No entanto, é importante destacar que a suplementação de creatina deve ser realizada sob orientação de um profissional de saúde qualificado como o nutricionista, levando em consideração fatores individuais como idade, saúde e objetivos pessoais.
Boa semana!