Planejamento previdenciário para requerer o melhor benefício
Planejamento previdenciário para requerer o melhor benefício

Após a promulgação da reforma da previdência, que ocorreu no dia 12.11.2019, os requisitos para conquista dos benefícios previdenciários se tornaram muito mais rígidos.

Como se não bastasse isso, há 4 regras de transição para a aposentadoria por tempo de contribuição, mais uma para aposentadoria especial, outra para a aposentadoria por idade e mais 3 para a aposentadoria do professor.

Diante de tantas regras, faz-se necessário atenção com as possibilidades apresentadas para as regras de transição, e avaliar aquela que mais se encaixa com o perfil do segurado. Portanto, o importante não é só conquistar o benefício previdenciário, mas quando se conquistar este benefício.

Há situações em que vale a pena esperar, e há situações que não vale a pena, pois pode ser um tempo de espera muito longo, que não vai reverter em um benefício financeiro para este segurado.

Faz-se possível também realizar alguns descartes de contribuições em períodos de salários mais baixos, a fim de também aumentar a renda.

Portanto, mais importante neste momento é fazer simulações e procurar um advogado para que ele possa orientar no melhor direito a percorrer para a conquista desta tão almejada aposentadoria.

Por André Benedetti — Direito Previdenciário