Redes sociais vão mudar como autores escrevem?
Tatiany Leite e o CEO da TAG Livros, Gustavo Lembert, debateram, no São Paulo Innovation Week, o impacto que os diversos aplicativos têm nos índices de leitura e as novas faces da literatura.
Na Livros São Redes Sociais, nesta quinta-feira, 14, os dois comentaram a pesquisa Panorama do Consumo de Livros, da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Os resultados revelaram que, no Brasil, a maior parte da população leitora é composta por mulheres pretas e pardas da classe C.
Leite refletiu que, apesar disso, ainda há dificuldades em se encontrar livros feitos para essas pessoas. Segundo ela, há uma questão em torno do fato de que, mesmo tendo um poder maior de compra, a Classe A lê menos. Mesmo com mudanças no mercado, a literatura segue sendo elitizada, na visão da influenciadora.
Os novos hábitos e os influenciadores
Os dois também falaram sobre os novos hábitos de leitura. Ler era uma ação mais solitária, mas se tornou muito mais compartilhável. Conforme Lembert analisou, o Booktok, comunidade online de literatura no TikTok, tem crescido bastante recentemente. Paralelamente, de acordo com ele, cada vez mais jovens buscam uma vida mais offline, e hábitos analógicos, como a leitura, ganham cada vez mais força.
Lembert comentou sobre um recurso da TAG Livros, que possui uma forma de mapear o aproveitamento das leituras pelos membros de seu clube. Através de perguntas, foi possível descobrir que, por exemplo, seus usuários não gostam de obras com finais em aberto. Há algumas formas de perceber a recepção dos membros aos títulos, como o fato de que uma sequência de livros tidos como ruins podem gerar cancelamentos das assinaturas. Dessa forma, a empresa pôde criar um perfil de seus consumidores e traçar um gosto em comum.
Já Tatiany refletiu a respeito do poder dos influenciadores digitais na questão de recomendações e curadoria, além da forma como suas opiniões podem ter peso na hora de as pessoas escolherem suas próximas leituras.
Para Tatiany, há uma certa mudança e profissionalização no trabalho de influenciador. A influenciadora explica que ainda é um pouco difícil de compreender questões ligadas à internet, já que há uma ideia de que as redes são locais sem lei. No entanto, cada dia mais as pessoas têm aprendido a tornar a criação de conteúdo em seu verdadeiro trabalho e lucrar com isso.
Ao fim, a dupla ainda discutiu uma outra questão: até que ponto as redes sociais podem impactar na decisão de escrita de autores? “Acho que os melhores escritores são aqueles que não necessariamente estão só tentando seguir tendências e sim se sentirem representados por aquilo que eles estão escrevendo”, afirmou Lembert. Ele defende que as mídias deveriam ser tratadas mais como uma chance de encontrar sua audiência do que ditar decisões. No entanto, Tatiany trouxe um outro ponto, dizendo que mesmo autores antigos, como Machado de Assis, eram influenciados pela percepção do público. “Então, assim, vai mudar? Claro que vai. É parte do mundo ser mundo. Mas desde que a gente não fique focado só nisso.”
São Paulo Innovation Week
O São Paulo Innovation Week, maior festival global de tecnologia e inovação, é realizado pelo Estadão em parceria com a Base Eventos, no Pacaembu e na Faap, até esta sexta-feira, 15. Entre os mais de 2 mil palestrantes convidados para os três dias do evento, estão especialistas brasileiros e estrangeiros em áreas como ciência, saúde, educação, agronegócio, finanças, mobilidade, geopolítica, esportes, sustentabilidade, arte, música e filosofia, entre muitas outras.

