UE impõe sanções a russos por campanha de ciberespionagem e sabotagem desde 2010

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A União Europeia (UE) impôs nesta segunda-feira (13) sanções a oficiais da inteligência militar russa, hackers e empresas privadas, ao denunciar uma campanha de ciberespionagem de longa duração destinada a enfraquecer o bloco.

A medida mira nove pessoas e quatro entidades supostamente ligadas a uma rede de espionagem online que, segundo a UE, desde 2010 tem atacado governos e realizado operações de sabotagem contra infraestrutura crítica, como sistemas de aquecimento e usinas de energia.

Em comunicado, o Conselho Europeu afirmou que os alvos “contribuem para os esforços da Rússia de desestabilizar a UE, seus Estados-membros e parceiros internacionais”. O bloco afirmou que as ações de espionagem e ataque ocorreram em ao menos nove países.

O comunicado não listou os nomes dos indivíduos e das entidades sancionados.

A UE citou como alvos França, Alemanha, Polônia, Chipre, Países Baixos, Áustria, Eslováquia, Romênia e Finlândia, “entre outros”.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, disse que o país pretende convocar o embaixador russo nos próximos dias. Em entrevista à emissora BFM, ele afirmou que as atividades cibernéticas visam “ou capturar informações, ou sabotar o funcionamento”, citando como exemplo ataques à infraestrutura ferroviária, “como foi o caso na Polônia”.

O bloco concentrou as medidas no 16º Centro do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). A UE afirmou que o FSB vem “controlando uma variedade de grupos de ameaça cibernética” e tem conduzido “uma ampla gama de atividades cibernéticas maliciosas, com gravidade crescente”.

Alguns países europeus acusam a Rússia de combinar ciberataques e propaganda para interferir em eleições.

Em abril, a Suécia disse que um grupo pró-Rússia com ligações a serviços de segurança e inteligência russos esteve por trás de um ciberataque a uma usina de aquecimento no ano passado. A declaração ocorreu após alertas de autoridades na Polônia, Noruega, Dinamarca e Letônia de que a Rússia vem atacando infraestrutura crítica em diversos países europeus. Fonte: Associated Press.

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.